Vargem do Bom Jesus

O contato com a comunidade da Vargem do Bom Jesus deu-se através da presidente da associação de moradores, a qual apresentou suas demandas ao AMA no final do ano de 2020. O desenvolvimento do projeto era, em primeiro momento, voltado para o problema de drenagem do Morro do Mosquito, além da busca de melhorias na segurança da praça local.

Devido ao grande volume de trabalho que as demandas apresentadas exigiriam, surgiu a ideia da realização de uma parceria com o PET-ARQ, o qual já havia trabalhado com o AMA em projetos anteriores. Entretanto, no início do ano de 2021, após definirmos as diretrizes do projeto, surgiu uma situação mais urgente que, naturalmente, fez com que o nosso foco mudasse para atendê-la. Dessa forma, foi aberta uma vaquinha para a arrecadação de recursos para execução do projeto de drenagem do muro da ONG Mais União e recuperação de casas que sofreram com alagamentos recentes.

Atualmente a proposta de continuidade do projeto se dá pelo estudo e compreensão de questões relacionadas à drenagem urbana, a partir da realização de seminários fundamentados no texto “Manejo de Águas Pluviais em Meio Urbano” além do contato com técnicos da defesa civil atuantes do local. A partir desses estudos, pretendemos analisar a situação geral da comunidade, com relação ao manejo das águas pluviais, para então inserir técnicas assimiladas na realidade da Vargem do Bom Jesus.