SeNEMAU Floripa 2014 / Comuna Amarildo

Dois projetos que, na verdade, são um só.

XVIII SeNEMAU Floripa 2014

Realizado anualmente desde 1997, o Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU), encontro idealizado e promovido pela FeNEA – Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, é o momento onde membros dos EMAUs de todo o país discutem, trocam experiências e aprimoram o modelo de ensino e a extensão universitária, no qual a produção é voltada prioritariamente para os assuntos que envolvem a democratização da Arquitetura.

Em 2003, quando o AMA estava começando, realizamos um SeNEMAU em Florianópolis. Desde então, a realidade mudou, os AMAdos mudaram, os EMAUs cresceram em número e experiência e, dez anos depois, nos tornamos mais uma vez ComOrg (Comissão Organizadora) de um SeNEMAU. A 18ª edição do SeNEMAU teve como temática “Fazer a cidade refazer a nós mesmos”.

SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC | ArchDaily Brasil

Somos um país de contrastes sociais, culturais, espaciais e políticos, e convivemos com os problemas urbanos gerados através de anos de desenvolvimento excludente. Em 2014 o SeNEMAU buscou explorar a cidade como um espaço de experimentação e encontro entre teoria e prática, a partir da compreensão dos centros urbanos como registros históricos em constante mudança e reflexo das relações de desigualdade com que convivemos. 

O evento trouxe o debate sobre a valorização da produção participativa e da cultura arquitetônica popular tendo canteiro como um espaço de trocas, desenvolvimento de conhecimento e apropriação. Através de atividades que promoveram uma experiência coletiva de aprendizagem, tais como apresentação dos trabalhos dos escritórios modelos, oficinas práticas, palestras, mesas redondas, vivências e intervenções em espaços da cidade. 

Uma dessas intervenções foi um grande mutirão de construção feito na Comuna Amarildo, onde o AMA passou a trabalhar junto a Comunidade. Assim, o projeto na Comuna é, também, parte do projeto que resultou no SeNEMAU Floripa, e um dos legados do evento.

Comuna Amarildo

A Ocupação Amarildo começou no final de 2013, próxima a Rodovia SC-401, tendo realizado ocupações também em Palhoça e São José. Atualmente a comunidade está assentada em um terreno ao longo do rio em Águas Mornas,  a 50km de Florianópolis e agora vive em regime de Comuna. A comunidade foi o primeiro PDS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável) criado pelo INCRA em Santa Catarina e através da agroecologia produz uma variedade de cultivos que são distribuídos por meio de Células de Consumo Consciente na região da Grande Florianópolis.

O contato do AMA com a comuna intensificou-se em junho, quando foi-se decidido realizar ali a atividade de mutirão do SeNEMAU: no primeiro fim de semana de agosto, 120 alunos de arquitetura se uniram, junto com a comunidade para a construção de um centro de estocagem, dois banheiros secos, uma composteira e um parquinho infantil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s