Os EMAUs

Extensão Universitária unida à pesquisa e ao processo de graduação. Essa é uma definição, que aparece no site da FeNEA, dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Mas os EMAUs estão longe de ser apenas uma simples forma de extensão.
Os EMAUs tem por objetivo não apenas complementar a educação universitária, mas manter um compromisso com a realidade social da cidade. É voltado para comunidades organizadas que não teriam de outra forma acesso a projetos de Arquitetura e Urbanismo – uma parcela de 80% da população – não interferindo assim no mercado da profissão.

Mapa dos EMAUs no Brasil

O POEMA – Programa de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo, serve não como um livro de regras, mas como um norteador e um divisor. Nele estão alguns dos compromissos que os EMAUs seguem que o diferem de outras extensões universitárias, como por exemplo, o não-assistencialismo, não realizar projetos pessoais, ter os professores como orientadores e responsáveis técnicos, porém com o EMAU gerido pelos estudantes de forma horizontal, sem hierarquização.

Os Escritórios Modelo estão entre os projetos mais bem sucedidos da FeNEA, tendo mais de 40 EMAUs entre tentativas e ideias com mais de 20 consolidados. Entretanto, um EMAU muitas vezes tem que lutar por espaço, verbas e apoio da faculdade, e a experiencia de outros pode ajudar. É ai que entra o SeNEMAU, o encontro anual dos EMAUs, também idealizado pela FeNEA e realizado anualmente desde 1997, sendo organizado por estudantes envolvidos com os EMAUs, juntamente com os professores orientadores. A programação dos seminários é constituída por atividades que promovem uma experiência coletiva de troca e aprendizagem, tais como o Momento EMAU, onde há a apresentação dos trabalhos dos Escritórios Modelo, oficinas práticas, palestras, mesas redondas, vivência e intervenção em espaços da cidade.

O SeNEMAU 2014 , foi realizado aqui em Florianópolis e teve o AMA como Comissão Organizadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s