Parque Cultural das 3 Pontas

Convidamos professores, estudantes e técnicos-administrativos para um reunião, dia 07/10, sexta-feira, às 16:00 horas, no auditório do ARQ, para apreciarmos formas de estudo e propostas de uso do que se tem denominado de Parque das Três Pontas (Ponta do Coral, Ponta do Lessa e Ponta do Goulart), que visem à preservação ambiental e cultural destas áreas em face da ameaça de ocupação por empreendimentos de impacto, como um hotel na Ponta do Coral.

A Câmara do Meio Ambiente e Saneamento do Fórum da Cidade tem procurado professores e estudantes para que formulem um encaminhamento e propostas de uso e defesa das áreas em questão, considerando a importância acadêmica de nossa área de conhecimento, destacando a participação dos profs. Luis Roberto M. Silveira e Margareth Pimenta, assim como do AMA (Ateliê Modelo de Arquitetura).

Nosso Curso, através de algumas disciplinas, têm estudado estes lugares, com a elaboração de trabalhos acadêmicos e TCCs, particularmente na Ponta do Coral, cuja defesa e preservação remotam ao início dos anos 80, quando nosso Curso realizou atividades culturais e projetos no local.

Há diversas propostas de atuação nestas chamadas Pontas, como concurso de idéias, exposição dos trabalhos acadêmicos, como se realizou nos anos 90, quando se transformou a Ponta do Coral em AVL, projeto interdisciplinar com participação de áreas afins à Arquitetura e Urbanismo, como Biologia, Geografia, Antropologia, Serviço Social e outras, sendo que alguns estudantes destes cursos têm se interessado em participar.

A reunião que chamamos é para apreciar estes encaminhamentos e outros. O tempo urge, pois há muita pressão dos empreendedores e também por parte da imprensa local, para que se construa um hotel na Ponta do Coral, e as manifestações de integrantes da administração municipal dão a entender que são favoráveis ao projeto.   Por outro lado, o Ministério da Pesca, IPHAN, a Fundação Franklin Cascaes e, pelo que temos notícia, a Gerência do Patrimônio da União, que é o órgão responsável pelas terras da União e da Marinha, já se pronunciaram pela preservação destes três locais.     

Venham participar.

mais informações:


Coletivo UC da Ilha
Uma Visão Crítica e Independente Sobre as Áreas Legalmente Protegidas dos Arredores da Ilha de Santa Catarina
Frente de Trabalho 5

UATAPÍ – Andar a pé
Associação dos Condutores Ambientais e Culturais da Grande Florianópolis
Coordenação de Publicações e Comunicação

Câmara Setorial de Meio Ambiente e Saneamento do Fórum da Cidade
CMAS-FC – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

emdefesadasbaiasdeflorianopolis@googlegroups.com

http://parqueculturaldas3pontas.wordpress.com/parque-cultural-das-3-pontas/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s